Produtores rurais do Agro Plus Brasil obterão condições diferenciadas para financiamento agrícola

29.07.22   Notícias

A ABIOVE, o Agro Plus – maior programa privado de assistência técnica agrícola do país com 11 anos de existência – e o Banco do Brasil anunciaram na quinta (28), dia do agricultor, uma parceria inédita que oferece condições diferenciadas de crédito para produtores rurais comprometidos com a melhoria de critérios socioambientais em suas fazendas.

O primeiro produtor a utilizar essas condições foi o Júlio Cesar Pereira, proprietário da Fazenda Pombo, localizada no município mineiro de Uberlândia. Ele fez um financiamento da ordem de R$ 20 milhões com “isenção de tarifa de estudo de contratação”, que representa 0,5% do valor total financiado.

“Nós, da agricultura, estamos sempre prontos para evoluir, e o suporte oferecido pelo Agro Plus é fundamental para isso. O Programa contribui para aumentar nossa competitividade no campo e nos negócios com monitoramento de indicadores de desempenho, isso se faz ainda mais importante neste momento de alta dos custos de produção e demanda do mercado por produtos agrícolas que tenham comprometimento social e ambiental”, comenta Júlio Cesar.

Para Bernardo Pires, gerente de Sustentabilidade da ABIOVE – entidade responsável pela coordenação do Agro Plus -, “o acordo de cooperação técnica celebrado junto ao Banco do Brasil é um divisor de águas para o financiamento agrícola brasileiro”.

“Estamos diante de algo realmente inédito. É a primeira vez que produtores rurais com bons indicadores socioambientais terão à sua disposição condições diferenciadas para contratação de financiamento agrícola, como isenção de tarifas e outros benefícios que serão oferecidos para as próximas safras. Isto só foi possível porque a ABIOVE, o Agro Plus e o Banco do Brasil têm como pilar o compromisso com a agenda ESG”, afirma Bernardo.

Vale destacar que a isenção de tarifa de estudo de contratação já está disponível em todas as agências do Banco do Brasil espalhadas pelo país a partir de hoje (29/07), e todos os produtores participantes do Agro Plus são elegíveis, independentemente do tempo de adesão ao Programa.

O Agro Plus é gratuito, prático, inclusivo, aplicável, e tem como objetivo oferecer capacitação a produtores rurais por meio de assistência técnica e distribuição de materiais didáticos específicos, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, regularização ambiental, boas práticas com novas tecnologias agrícolas, conservação dos recursos hídricos, gestão das atividades produtivas e qualidade de vida de trabalhadores e comunidades locais, além de realizar dias de campo.

Atualmente o programa atende 5.200 propriedades rurais situadas em nove estados (BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI e TO) e já capacitou 11.400 produtores rurais e funcionários. Até 2025 o programa pretende alcançar 20 mil fazendas atendidas nas principais atividades agropecuárias do país.

Conheça mais em www.agroplusbrasil.com.br