AMAGGI terá maior frota rodoviária do agro movida com biodiesel B100
A importante ação faz parte da estratégia de descarbonização da empresa, em linha com sua meta SBTi de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035
A AMAGGI contará com a maior frota rodoviária de caminhões do agro abastecida com biodiesel 100% (B100). Após um longo período de testes homologados, a companhia investiu na aquisição de 100 caminhões totalmente prontos para rodar com o combustível sustentável. A importante ação faz parte da estratégia de descarbonização da empresa, em linha com sua meta SBTi de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035.
Os novos caminhões são da marca Scania, modelo 500 R 6×4 Super. Além dos 100 veículos adaptados ao biodiesel, a AMAGGI também adquiriu junto ao mesmo fabricante outros 250 caminhões modelo convencional 560 R 6×4 Super, que irão atender o plano de ampliação da frota rodoviária da companhia. Ambos são Euro 6, com motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.
Os 100 veículos movidos a B100 devem ser entregues a partir de maio do próximo ano, já saindo prontos da Scania para rodar com esse tipo de combustível. Atualmente, a frota própria conta com 700 caminhões, devendo fechar o ano de 2024 com 1100 unidades.
“A AMAGGI vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do arco norte e entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI.
“Olhamos para o futuro, com a ampliação não só da frota rodoviária movida a B100, mas também com a extensão do uso desse combustível para frota fluvial, de tratores e outros maquinários agrícolas que há anos já vem sendo testados pela AMAGGI”, complementa Carvalho. “Sonhamos em ter, um dia, toda nossa frota 100% abastecida com biodiesel e vamos preparar a empresa para isso”, diz.
Judiney comenta que está satisfeito com os resultados dos testes com a utilização do B100 pela vantagem de ser produzido a partir de fontes renováveis. Além disso, ele acrescenta que o uso desse combustível se mostra muito mais sustentável do ponto de vista das emissões de gases, como o monóxido de carbono.
“Trata-se de uma grande compra histórica para impactar o mercado, pois é a nossa primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica. A AMAGGI e a Scania mostram o quanto estão preocupadas em viabilizar um ecossistema de transporte mais sustentável. Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria AMAGGI. Os testes foram satisfatórios e o veículo está plenamente preparado para receber o combustível”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
“A AMAGGI fez uma escolha acertada, pois este produto tem o maior torque do mercado, obtendo uma velocidade média maior na subida de uma serra, por exemplo, em decorrência do seu potente motor, o que vai proporcionar muito mais rentabilidade para a empresa”, disse Montagna.
O presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil agradeceu ainda a Casa Scania Rota Oeste, concessionária que atende a AMAGGI e que vem investindo em novas filiais no Estado de MT para todo o apoio necessário em tornar sua operação mais rentável.
Fábrica de biodiesel
O B100 utilizado pela AMAGGI em sua frota é proveniente da fábrica de biodiesel da companhia. Com mais de 26 mil m² de área construída, a unidade entrou em operação em 2023. A planta fica em Lucas do Rio Verde (MT), na área onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos e de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. A fábrica tem capacidade estimada de produzir 368 mil m3 de biodiesel por ano.
Biodegradável e sustentável, o biodiesel é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis – no caso da AMAGGI, o óleo de soja. Seu uso está associado à diminuição de emissão de gases de efeito estufa, quando comparado ao uso de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina.
Fonte: Assessoria de imprensa Scania