Compromisso assumido em 2014 pela Abiove e Anec junto ao Ministério Público Federal do Pará (MPF), que tem como objetivo viabilizar uma produção sustentável, garantir mercado e segurança jurídica à cadeia produtiva dos grãos, fortalecer o CAR como ferramenta de ordenamento ambiental, atender mercados exigentes quanto aos critérios de sustentabilidade e manter a boa imagem do agronegócio brasileiro.
Este Protocolo estabelece que as signatárias comercializem exclusivamente de produtores/imóveis rurais que cumpram uma série de critérios socioambientais para o cultivo de grãos. Aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de soja, cerca de 96% da produção do estado, estão em conformidade com os rigorosos requisitos exigidos pelo Protocolo Verde de Grãos do Pará.
O valor bruto da produção agropecuária (VBP) brasileira é de cerca de R$ 1,2 trilhão, com mais de 80% do faturamento concentrado no Centro-Oeste, Sul e Sudeste, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. O Pará está na 10ª posição, o estado é o principal produtor agropecuário do Norte do País, com um VBP de R$ 28 bilhões. A pecuária bovina corresponde a 37% do volume estadual de negócios, seguida pelo cultivo de soja e a produção de mandioca.