Programa Agro Plus chega aos Estados de São Paulo e Paraná.
Coordenado nacionalmente pela Abiove, com essa recém-chegada a São Paulo e Paraná, o programa passa a atuar em 12 estados brasileiros. As atividades em solos paulista e paranaense acontecem por meio de parceria com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Oficial.
A renomada instituição conta com aproximadamente 10 mil alunos e mil docentes. O Campus abriga os Centros de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, nos quais estão alocados 30 Departamentos Acadêmicos que oferecem 40 cursos de graduação. A região na qual será aplicado o Agro Plus tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa.
De acordo com o IBGE (2023), ao analisar a soma das áreas plantadas com algodão, cana, milho e soja, culturas amplamente atendidas pelo Agro Plus, é possível constatar que o Paraná ocupa a segunda posição em nível nacional, com um total de 9,25 Mha cultivados, e destaque para a soja (5,67 Mha). Já São Paulo ocupa a terceira posição, são 7,60 Mha sendo 5,50 Mha dedicados à cana-de-açúcar.
O diretor de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, destaca a importância de expandir o programa para essas grandes regiões produtoras.
“O propósito principal é engajar o Agro Plus em projetos de extensão e pesquisa voltados aos agricultores. É uma oportunidade de disseminar as melhores práticas, estimular a produção sustentável e ampliar as oportunidades econômicas com a implementação de novas técnicas de manejo, gestão ambiental e financeira do empreendimento rural, além de promover a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e das comunidades locais.”
De fato, o programa visa aproximar o produtor rural da academia, proporcionando a troca de experiências profissionais, desenvolvimento e melhorias de indicadores das propriedades rurais por meio de ações práticas e concretas.